terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

TERCEIRO DIA DE VIAGEM

18 de fevereiro de 2008 (Segunda-feira)
















18 de fevereiro de 2008 (Segunda-feira)

Acordamos bem cedinho para aproveitar a praia de Punta Del Diablo. Às 8h30 ainda não havia ninguém no mar e o frio cortante, apesar do sol quente, predominava. Parecia que a cidade inteira estava de ressaca. Uma turma de alunos surfistas se alongava na areia com o professor. Um casal estirado na areia, tendo suas mochilas como travesseiros, anunciava uma noite dormida em plena praia... Tentei entrar na água, mas ela estava completamente gelada e assim, após curtir um pouco do sol, voltamos para a cabana 4 com o objetivo de empacotar nossas coisas e seguir viagem rumo a Punta Del Este (“de Punta a Punta”).
11h: Viagem para Punta Del Este. Saímos pela Ruta 9, mas depois decidimos pegar a Ruta 10, que contorna as praias (mas torna a viagem bem mais demorada). Passamos por Águas Dulces e Barra de Valizas, mas não entramos na orla.
12h: Chegada em Cabo Polonio. Um passeio muito legal e que vale muito a pena: paramos na estrada, pois a entrada à Cabo Polônio não é acessível através de qualquer veículo. São 20 minutos de dunas com areias finas e derrapantes. Para chegar até lá, é preciso alugar jipes e caminhões preparados para esse fim. A praia é linda, bem rústica, com alguns casebres simples. Há restaurantes e cabanas para alugar. Na ponta da praia, um enorme farol (subimos os 136 lances de escada para admirar a vista bem lá de cima – vejam as fotos!) e muitos leões e lobos marinhos, que ficam a poucos metros de nós (sabem qual a diferença entre lobo marinho e leão marinho?), também é possível ver nas fotos. Enfim, um lugar belíssimo. Na volta, mais uns 15 minutos de dunas e sacolejos no caminhão...
14h45: Saída de Cabo Polônio. Antes, pausa para um almoço bem rapidinho: torta de pescado com Elma Chips Mediterrâneas (as nossas “Sensações”). É uma delícia a de “Tomates y Albahaca”, bem picante! Tem também a de “Jamón al punto” (presunto), que experimentaríamos mais tarde.
15h35: Chegada a La Paloma. Última praia antes de retornarmos à Ruta 9 e seguir caminho para Punta Del Este. Parada para abastecimento e para algumas fotos na frente do mar. O dia estava muito quente e muito bonito, aproveitamos para um lanche especial na “confiteria” La Farola (vejam as fotos com La Negra em frente à confeitaria).
16h30: Saída de La Paloma.
18h30: Chegada em Punta Del Este. Aproveitamos para iniciar as filmagens com a nova câmera, bem na entrada de Punta, na praia de Jose Ignácio. Iniciamos a busca por hotéis. Na frente do shopping Punta, encontramos um lugar que reuniu tudo o que buscávamos: preço bom (nada em Punta é barato!), acomodação aconchegante e um bom banho. O hotel Roosevelt seria nossa casa por duas noites! Mais tarde, após breve descanso, um passeio pelo shopping (vejam a foto na frente da porta do nosso quarto, no hotel) e parada para uma bela janta no “Il mondo Del Pizza”. A garçonete contou que adora os brasileiros, especialmente quando eles falam “Isso!”.

CURIOSITIES:

Na noite anterior, enquanto aguardávamos pela janta no bar Neptuno, me assustei com uma cena: um homem pilotando uma moto carregava uma criança na frente (que dormia!), um caroneiro na garupa e mais uma carreta, que levava dentro da carroceria duas crianças!! Aqui, iniciava a saga que da falta de cuidado com as crianças uruguaias no trânsito... muitas cenas como essa (e ainda piores!) nos acompanhariam na viagem.
Um uruguaio nos falou, em Punta Del Diablo, que nossa moto se chama “Goma de Vaca”, na Alemanha. Ainda prefiro o imponente La Negra...
Adorei descobrir uma “Churrería” em La Paloma!
Incrível como eles não se importam em fazer tudo o que é proibido nas leis do trânsito... e mais: bem embaixo do nariz dos guardas! Em Punta Del Diablo, era proibido (várias placas indicavam) estacionar na beira da praia... porém, todos os carros estavam ali estacionados!!

Nenhum comentário: